Pular para o conteúdo
Hombrio

Ajuste · 2 min

Quando a dose sobe

Os efeitos no estômago costumam voltar por algumas semanas depois de cada aumento. O que os estudos mostram e o que fica com o seu médico.

Em uma frase

Depois de cada aumento de dose, o estômago costuma precisar de algumas semanas para se acalmar de novo, e o ritmo dos aumentos é decisão do seu médico.

Os efeitos no estômago e no intestino acompanham a dose. Com a semaglutida, foram mais frequentes durante o aumento gradual da dose e caíram depois do último degrau, perto da semana 20. Com a tirzepatida, a bula diz que a maior parte do enjoo, do vômito e da diarreia aconteceu enquanto a dose subia e diminuiu com o tempo.

O ritmo dos aumentos é uma decisão médica. Uma revisão de 2026 cita um pequeno estudo piloto em que um esquema mais lento e flexível veio com menos enjoo (45,1% contra 64,2%) e menos gente parando por efeitos no estômago (2% contra 19%). É um estudo pequeno, mas um bom assunto para a consulta.

Depois de uma pausa no remédio, as bulas têm regras próprias para recomeçar, em parte para poupar o estômago. Isso se resolve com quem receita, antes da próxima dose.

Para as semanas depois de um aumento: refeições menores, líquido ao longo do dia, descanso nos dias de vômito, diarreia ou tontura, e o treino curto nos dias de pouca energia. Marque no check-in como você se sente; o padrão vai para o seu relatório.

Para levar à consulta

  • O meu esquema de dose é o padrão? Um ritmo diferente faria sentido para mim?
  • Se eu tiver uma semana difícil depois de um aumento, o que devo fazer?
Abrir no app

Grátis, sem conta e sem instalar nada.